Como é uma sessão de massoterapia? É a mesma coisa que receber uma massagem? 

Há milhares de anos a massagem é usada como forma de relaxamento e prevenção de doenças, promoção de descanso físico e mental. As terapias do toque, como a massagem, entram num espaço delimitado por questões pessoais, familiares e culturais e o profissional de saúde que atua com essa técnica precisa ser sensível aos vários fatores que influenciam as respostas terapêuticas. Chamamos isso de massoterapia, ou seja, terapia por meio da massagem.

Sabe-se que as terapias manuais podem influenciar a capacidade de reparo e de cura do organismo. As mudanças podem ocorrer em diferentes níveis, como processos de reparo local, melhora da função neuromuscular e/ou do comportamento geral do indivíduo, melhora de parâmetros imunológicos e psicofisiológicos. 

Desde o renascimento da massagem como técnica terapêutica na década de 1960 e das pesquisas em torno da acupressão na década de 1970,  pesquisas clínicas em genética, respostas ao estresse, influências neuro-endócrinas e riscos ambientais, bem como o suporte à pessoa como um todo para enfrentar doenças e desequilíbrios cotidianos, encorajam o desenvolvimento da massagem como uma necessidade para tratamento de um estilo de vida estressante.

O que acontece depois da massagem?

  • Liberação de tensões:
    A dissolução de aglutinações – ex: sedimentação de ácido hialurônico e gordura entre as camadas do tecido realizada pelo massoterapeuta e a dissolução de crosslink, que são ligações patológicas entre as fibras de colágeno, ajudam a relaxar, liberar e alongar a musculatura. Se você já recebeu uma massagem profissional de um Naturólogo ou Massoterapeuta, deve ter percebido alguns “nós” sendo desatados. Essa sensação é muito comum após a massagem.
  • Melhoria da circulação de sangue local e sistêmica:
    A manipulação promove aumento da irrigação sanguínea local. Dependendo do tipo de massagem, o Naturólogo ou massoterapeuta vai estimular a dispersão de substâncias inflamatórias do local de dor ou tensão, por meio da manipulação e do aumento do fluxo sanguíneo.
  • Efeitos no sistema imune:
    Receber uma massagem terapêutica como um Abhyanga ou um Shiatsu com regularidade faz aumentar as defesas inespecíficas no corpo (leucócitos, monócitos, trombócitos e mastócitos) e, devido a manipulação, promove-se a eliminação de produtos finais do metabolismo, ativando o sistema linfático e melhorando a nossa imunidade.
  • Efeitos Psicológicos:
    Ao receber uma massagem por um profissional da massoterapia, é natural que você sinta um efeito calmante, um alívio dos sintomas da ansiedade e do estresse e promoção do relaxamento físico e mental.

Quais são as massagens terapêuticas?

Existem inúmeras técnicas, impossíveis de serem todas nomeadas aqui. Mas podemos falar de algumas delas que fazem parte do escopo de trabalho do Naturólogo ou do terapeuta que atua com medicinas como a Chinesa e a Ayurveda, nas quais a massagem como terapia e outras manipulações específicas são muito utilizadas em tratamento.  Vejamos algumas delas:

  • Shiatsu: manipulação administrada com os polegares, dedos, palmas das mãos e a eminência tenar, sem o uso de qualquer aparelho mecânico ou outro tipo, para aplicar pressão sobre a pele, corrigir o mau funcionamento interno, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas. Tradicionalmente, não se utiliza óleo no trabalho de Shiatsu. Entretanto, o óleo pode ser usado como medida complementar, respeitando-se suas propriedades terapêuticas para uso adequado ao longo dos meridianos chineses.
  • Abhyanga: o nome significa “untar” ou “friccionar com óleo”. A naturóloga ou massoterapeuta realiza movimentos ritmados, repetitivos e bem específicos para aquecer e ajudar a pele a absorver o óleo medicado. Nas articulações, ocorrem movimentos circulares. O corpo todo recebe o Abhyanga, dos pés à cabeça, e a naturóloga que aplica o Abhyanga dará ênfase nas partes do corpo que apresentam alguma tensão, lesão ou desconforto. 
  • Trigger points: São pontos ou áreas muito sensíveis que causam dor mesmo com palpação simples. Estes pontos são nódulos crônicos que agem como estressores do organismo, atingindo uma região chamada de área alvo. Esta técnica é realizada com manobras de compressão local durante 1 minuto seguida de pressão ao longo do músculo de forma suave e contínua.
  • Massagem Clássica Sueca: A Massagem Sueca consiste em fazer pressão, sempre no sentido do fluxo sanguíneo (circulação venosa e linfática) em diferentes pontos do corpo. Direção de baixo para cima e das fibras musculares, em direção centrípeta (venoso) ou centrífuga conforme região do corpo. A intensidade da pressão depende somente do relaxamento muscular, o movimento pode ser profundo sem que seja vigoroso.

E muitas outras.

Quer saber mais ou receber um tratamento naturológico com massoterapia?
Manda uma mensagem aqui pra clínica e agende uma sessão de massoterapia com uma das nossas naturólogas!

 

Naturologia