No que consiste o Abhyanga – massoterapia clássica do Ayurveda?

Abhyanga significa untar ou friccionar com óleo. Receber um Abhyanga vai muito além de uma sessão de massoterapia. Na verdade, existem alguns terapeutas Ayurveda que dizem que o Abhyanga não se trata de uma massagem, mas um procedimento terapêutico com óleo morno medicado pela pele com a ajuda de um terapeuta.

É um dos procedimentos mais comuns e mais efetivos dentro dos vários procedimentos terapêuticos utilizados como tratamento no Ayurveda. Está dentro da modalidade terapêutica de Snehana, que significa “oleação”. Consiste numa aplicação de óleo vegetal prensado a frio, medicado com plantas medicinais e preparado pelo terapeuta especificamente para o paciente.

O terapeuta realiza movimentos ritmados, repetitivos e bem específicos para aquecer e ajudar a pele a absorver o óleo medicado. Nas articulações, ocorrem movimentos circulares. O corpo todo recebe o Abhyanga, dos pés à cabeça, e a naturóloga que aplica o Abhyanga dará ênfase nas partes do corpo que apresentam alguma tensão, lesão ou desconforto.

Como é feito e para quem o Abhyanga é indicado?

O Abhyanga pode ser indicado para todos os corpos, mas seu ritmo, tipo de óleo, tipo de planta e sentido de aplicação difere de acordo com as demandas do paciente e sintomas a serem sanados. De acordo com a medicina tradicional Ayurveda, os benefícios do Abhyanga são:

  • Nutrir e tonificar a pele, causando uma camada de proteção e lubrificação;
  • Melhorar a visão e o sono, reduzindo a ação de pitta e vata no organismo (para o Ayurveda, essas duas forças biológicas, de movimento e transformação, são equilibradas por meio do relaxamento do Abhyanga);
  • Fortalecer o corpo, trazer maior tônus muscular;
  • Prevenir os efeitos adversos do envelhecimento;
  • Promover longevidade.

Na literatura ocidental atual, além dos benefícios citados, levantam-se outros benefícios para os que recebem o Abhyanga, sendo eles: regulação da fisiologia como um todo (recuperação da homeostase), especialmente em casos de estresse crônico, redução e manejo dos sintomas do estresse, melhora de parâmetros do sistema imunológico (como aumento de leucócitos e neutrófilos), redução na pressão arterial relacionada ao estresse subjetivo, e alguns estudos ainda observam redução dos sintomas de artrite e espondilose e até dermatite seborreica.

Ou seja, o Abhyanga mostra-se acima de tudo como um procedimento terapêutico antiestresse, antioxidante e antienvelhecimento (que no Ayurveda, chamamos de rasayana, rejuvenescimento). 

O que eu preciso saber antes de realizar um Abhyanga?

Lembre-se de que o Abhyanga é um procedimento em saúde dentro da visão da medicina tradicional indiana, que chamamos de Ayurveda, isto é, antes de receber um Abhyanga, sendo considerada uma massagem terapêutica ou uma oleação, a Naturóloga ou terapeuta Ayurveda fará uma anamnese bem detalhada para selecionar o melhor tipo de óleo, para decidir com o paciente (interagente) para onde guiará este tratamento, montará um plano terapêutico junto do paciente (interagente) definindo quantidade de sessões e frequência para receber o procedimento, para melhora da saúde ou tratamento de doença e escolherá a planta medicamentosa para medicar o óleo. 

  • Abhyanga é tratamento e é promoção de saúde, então você pode receber um Abhyanga tanto quando estiver tratando alguma doença ou questão de saúde específica, quanto quando estiver se sentindo saudável.
  • Abhyanga deve ser realizado periodicamente (é comum que seu terapeuta ou Naturóloga venha a pedir que volte pelo menos uma vez ao mês para receber um Abhyanga, mesmo depois do tratamento inicial).
  • Como o Abhyanga é uma terapia de snehana (oleação) e, para o óleo ser absorvido e digerido, é preciso que o sistema digestivo e absortivo esteja em funcionamento adequado. Se você sofre de alguma afecção no sistema digestivo ou desconforto abdominal e intestinal, é importante comunicar o terapeuta com antecedência. 

Abhyanga promove relaxamento por meio de uma terapia manual, de toque, e com óleo. Então, se você possui algum bloqueio, como uma parte do corpo que não deseja que seja tocada, alguma aversão a óleo ou cheiros, é importante comunicar o terapeuta com antecedência. 

Aqui na clínica, as naturólogas que trabalham com Ayurveda aplicam o Abhyanga para diversas questões de saúde.
Quer saber mais?
Agende uma consulta!

__________

Bruna Verzili
Naturóloga | Instrutora de Meditação e Yoga

Naturologia

Ayurveda