Naturologia

Conheça um pouco
sobre Naturologia
com nossa especialista
Carolina Buzolin

O uso de terapias complementares integradas para prevenção e autocuidado.

Na correria do dia a dia, acabamos não nos percebendo como deveríamos. Será que temos tempo de fazer essas perguntas: Como está meu corpo? Eu tenho qualidade de sono? Minha atividade mental está acelerada e atrapalhando meus afazeres? Estou com dores no corpo?

Geralmente, quando notamos algo errado, corremos tomar algum medicamento para nos livrar logo daquele incomodo.

Assim, tanto nós como o sistema de saúde em geral coloca mais atenção no problema do que na solução, no sintoma em vez da causa. Não procuramos entender o que o sábio do nosso corpo quer dizer com o desequilíbrio apontado por sintomas físicos.

Por isso, ter consciência de como a prevenção é importante e praticar o autocuidado diariamente é essencial para uma boa saúde e qualidade de vida. Buscar a causa dos sintomas nos ajuda a identificar e entender melhor o que está acontecendo.

A naturologia é fruto dessa crise de paradigmas e procura responder a ela com uma proposta de visão integral do ser humano. As bases são inspiradas nas medicinas tradicionais como, por exemplo, a medicina ayurvedica (indiana), a medicina chinesa e a medicina xamânica (ou indígena), que utilizam de recursos naturais como uma proposta ativa de promoção da saúde.

O objetivo do naturólogo, em vez de ter um olhar exclusivo para a doença, é dar espaço para olhar e reconhecer um processo de saúde-doença, no qual o elemento principal é a pessoa ali presente, suas necessidades, sua história, seus aprendizados, sendo ela corresponsável pelas suas experiências, sua saúde. Ele utiliza terapias como fitoterapia, terapia floral, aromaterapia, massoterapia, cromoterapia, hidroterapia, arteterapia, entre outras buscando dar o máximo de ferramentas para o indivíduo recuperar sua saúde e ter qualidade de vida.

A iridologia é uma ferramenta que o naturólogo utiliza para avaliar o organismo de forma integral. A diagnose através da íris possibilita o conhecimento de áreas frágeis no organismo do paciente e assim, o iridólogo pode estruturar um tratamento adequado para orientar os hábitos e evitar doenças futuras. O organismo é assim desintoxicado, reconstituído e preservado, antes que o quadro se torne muito prejudicial ou talvez irreversível. Portanto, auxilia muito no processo de prevenção.

O uso de terapias integradas com a medicina convencional potencializa os benefícios que o individuo tem no tratamento, orienta que ele volte o olhar para dentro, identifique as causas e como consequência as soluções de como lidar com o desequilíbrio.