A terapia com ventosas é um tratamento físico utilizado como complementar a acupuntura no tratamento dos pacientes, que por meio da sucção da pele e do tecido conectivo ativa as terminações nervosas, liberando neurotransmissores e neuropeptídeos (endorfinas); aumenta a circulação local; melhora a mobilidade da fáscia e do tecido conectivo; e relaxa a musculatura.

O tratamento é realizado através de recipientes de acrílico ou de vidro (parecidos com um copo) em pontos de acupuntura ou ao longo dos meridianos de acupuntura. Pode-se utilizar diferentes técnicas de ventosas, como a ventosa fixa, móvel ou associada com agulhas.

Trata-se de uma técnica chinesa milenar (168 a.C.), que melhora a circulação do Qi (“energia”) e do Xue (sangue), diminui a estagnação, relaxa o corpo e alivia dores e tensões. Indicado para quadros de dores (lombar, cervical, ombros, quadril), tensões, estresse e até problemas respiratórios.

Atualmente a terapia com ventosas tem ganhado destaque na mídia devido ao seu uso nos esportes por atletas de ponta, como no caso do nadador Michael Phelps e do jogador de futebol Neymar Jr; ou por celebridades como Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow.

Ventosaterapia