images-2

A aurículo terapia é uma técnica complementar a acupuntura muito utilizada no mundo todo. Consiste na aplicação de pequenas esferas (sementes, cristais, metálicas, imãs) em pontos específicos na orelha para o tratamento e prevenção de doenças.

foxearO mapa auricular foi descrito na década de 1950, por Paul Nogier (médico francês) como um microssistema, ou seja, o corpo todo é representado no pavilhão auricular. Foi largamente difundido no mundo ocidental, onde é utilizado no tratamento de dores, ansiedade, estresse, dependência química, obesidade etc. Segundo Lowe (1973), a orelha possui inervação abundante e significativa, obtida através dos nervos trigêmeos, facial e vago, auricular maior e occipital maior e menor. Estas inervações quando estimuladas mecanicamente, sensibiliza regiões do cérebro (tronco cerebral, córtex cerebral).

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) refere que existe relações estreitas entre os pontos auriculares e os meridianos e órgãos (Zang Fu). Alguns meridianos de acupuntura passam pelo ouvido, enquanto outros possuem ramificações para esta região.

“O ouvido é a junção de vários meridianos.” – Lingshu.