Tendinite do Manguito Rotador

Tendinite ou tendinopatia do Manguito Rotador é caracterizada pela inflamação aguda ou crônica dos tendões dos músculos que compõe o manguito rotador:

-supraespinal;

-infraespinal;

-subescapular;

-redondo menor. 


Os pacientes apresentam dor no ombro, principalmente ao levantar o braço (penteando o cabelo, pegando objetos em prateleiras, estendendo roupa). A dor normalmente localiza-se na região anterior e lateral do ombro, podendo irradiar para a face lateral do braço e costuma piorar à noite ao deitar.


As principais causas da lesão do manguito rotador são: uso repetitivo ou sustentado do ombro; postura inadequada; atividades esportivas (vôlei, baseball, natação); envelhecimento; traumas.

O diagnóstico de lesão do manguito rotador é clínico e pode ser confirmado por ultrassonografia.


O tratamento com a acupuntura melhora a dor e a inflamação dos tendões, solta os pontos gatilhos miofasciais, melhora a amplitude de movimento, acelera a recuperação e atua na prevenção de futuras lesões.

Pode-se associar o uso de ventosas no tratamento da tendinopatia do ombro, auxiliando na analgesia,  no relaxamento muscular e no processo inflamatório.

É sempre importante lembrar que após a melhora da tendinite do ombro, o paciente deve se atentar às mudanças de hábitos (evitar movimentos repetitivos, melhora da postura e fortalecimento muscular), a fim de prevenir futuras lesões.