Mindfulness ou Atenção Plena é uma prática meditativa ocidental derivada das tradições budistas (500 a.C.), caracterizada pela consciência plena no presente. Isso inclui a conscientização das nossas sensações físicas, percepções, emoções e pensamentos momento a momento. Trata-se de uma prática não religiosa, baseada no desenvolvimento da atenção plena, sem críticas ou julgamentos, em todas as nossas atividades cotidianas.

Mindfulness Meditation
Mindfullness Meditation

Atualmente existem programas desenvolvidos e aplicados na prática clínica, baseados em diversos estudos que comprovam os benefícios da meditação, principalmente em casos de: estresse, ansiedade, depressão, câncer, fibromialgia e dores crônicas.

Diferente de outras práticas meditativas, a Mindfulness pode ser aplicada a qualquer momento do seu dia a dia, gerando beneficios como:

Atenção Plena
Atenção Plena
  • Melhoria no trabalho e no desempenho acadêmico.
  • Melhoria das relações interpessoais.
  • Melhoria na alimentação: mastigação, apreciação dos alimentos, consciência  da saciedade e  de todo o processo digestivo.
  • Idéias mais claras, menos pensamentos e melhor tomada de decisões.
  • Redução do estresse.
  • Melhora do padrão de sono.
  • Melhora do estado imunológico.
  • Melhora da qualidade de vida.