Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, localizada na parte central do cérebro. Ela é sintetizada a partir do triptofano, aminoácido derivado das proteínas, na presença de ambientes escuros. É responsável pela regulação do sono (ciclo circadiano – ciclo sono vigília) e sua produção diminui com o avançar da idade (após os 55 anos), por isso os idosos tendem a dormir menos que o adulto jovem.
Além disso, estudos demonstram benefícios da melatonina no tratamento da insônia, disturbios do ritmo circadiano (ex: jet lag), transtornos bipolar, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, amaurose, obesidade, além do seu efeito antioxidante.

Melatonina
Atualmente a melatonina tem ganhado muita atenção e muitos pacientes buscam sua suplementação com comprimidos comprados no exterior, uma vez que a Anvisa ainda não liberou a sua venda no Brasil devido a sua baixa toxicidade.
O que poucos sabem é que uma das substâncias liberadas pelo corpo no tratamento com a Acupuntura é a própria melatonina.

Um estudo realizado em 2002, em Toronto no Canadá, demonstrou aumento da secreção de melatonina em pacientes tratados com acupuntura para quadros de insônia e ansiedade. 

Regulação do sono.
Regulação do sono.