Fascial ManipulationA fáscia é uma membrana formada por tecido conjuntivo (denso modelado), situada entre a pele e os músculos. Ela é contínua, recobre toda a musculatura do corpo e é composta por duas camadas: superficial e profunda.

A fáscia é responsável por orientar os movimentos do corpo através da propriocepção e distribuição correta da força exercida pelas fibras musculares. Alterações do deslizamento das camadas da fáscia, por densificação da substância amorfa (sobrecarga/overuse; trauma; imobilização prolongada), provoca alteração do seu movimento e gera os seguintes sintomas:

-Rigidez;

-Diminuição da amplitude de movimento;

-Dor, tanto pela disfunção quanto pela compressão das terminações sensitivas que atravessam a fáscia;

-Edema (compressão dos capilares linfáticos).

A manipulação da fáscia é uma técnica desenvolvida pelo dr Stecco, que trata dor miofascial e disfunções viscerais relacionadas à fisiologia da fáscia. Ela atua em pontos específicos sobre a pele, procurando atingir a fáscia profunda a fim de restaurar a sua função normal. anatomia-fascia-lata-musculo-recto-interno-ligamento-lateral-interno-y-externo

É indicada no tratamento de disfunções músculo-esqueléticas: lombalgia, tendinites, entorses, compressão de nervos periféricos, cervicalgia, síndrome miofascial e também na sua prevenção.

Existe uma grande correlação entre os pontos utilizados na técnica de manipulação da fáscia e os pontos da acupuntura.