ESCOLHAS CONSCIENTES PARA LIMPAR O ORGANISMO E MANTER AS CÉLULAS EM CONSTANTE RENOVAÇÃO

As células do nosso corpo estão em constante renovação, há células nascendo e morrendo o tempo todo em nosso organismo e a fonte dessa renovação são os alimentos e os nutrientes que neles estão presentes, pois o que ingerimos é a matéria prima do corpo. 

Algumas substâncias presentes nos alimentos industrializados, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, produtos de beleza,  agrotóxicos, poluição,  agridem as células, impedindo que os processos de renovação ocorram com menos fluidez. Mas porque ainda utilizamos estes produtos na nossa rotina, mesmo sabendo que nos fazem mal? Porque faz parte da rotina, dos hábitos, buscamos opções fáceis, ao invés de escolher melhor os produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia, ler um rótulo, olhar os ingredientes utilizados no desodorante, no shampoo, ter o cuidado com o meio ambiente, com os animais, com o solo, com a água, enfim, buscar maior consciência dos produtos que consumimos é também nutrir o corpo.

É muito comum que a nossa mente fique focada na praticidade, a maioria dos pacientes se preocupam com as calorias e não os nutrientes. A relação com os produtos e alimentos que utilizamos e consumimos, está diretamente ligada com as agressões do metabolismo. Para o corpo se manter ativo e cheio de energia, é necessário que ele esteja o mais limpo possível. Para que o metabolismo e os processos de renovação celular funcionem com maior fluidez. 

Por isso, devemos observar os sinais que o corpo emite, o que o corpo pede e a maneira como ele reage quando comemos algum alimento, ou utilizamos produtos agressivos ao corpo. Desenvolver o autocuidado necessário para a auto-percepção do que te faz bem, para gerar uma mudança significativa em busca de novos hábitos e no caminho das escolhas conscientes. 

Deixo aqui um convite para esta reflexão, para que você observe seu padrão alimentar, os produtos que utiliza e quais mudanças seriam possíveis realizar para limpar o seu corpo.As nossas escolhas refletem no nosso corpo, sejam positivas ou negativas, percebê-las é o primeiro passo para o caminho da consciência.

 

Patrícia Anno

Nutricionista CRN3-23366

Fotos em destaque: br.freepik.com