Ginseng

Ginseng é o nome genérico para a planta do gênero Panax.

Dentro das plantas do gênero Panax, o Panax ginseng, também conhecido como ginseng chinês ou coreano, é o mais amplamente utilizado. Ele pode ser disponibilizado na forma de raiz, pó, cápsulas, chá e tinturas. A raiz do Ginseng contém aproximadamente 20 saponinas esteroidais (ginsenosídeos) como princípios ativos.

O Ginseng é indicado nos estados de fadiga física e mental e como adaptógeno nas situações de stress acentuado. Existem diversos estudos demonstrando o benefício do uso do Ginseng na prática esportiva, na melhora do sistema imunológico, na melhora da cognição (raciocínio), da memória, do vigor e da fadiga, e também na diminuição do estresse oxidativo.

Panax ginseng
Panax ginseng

Pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o Ginseng (Ren shen) é utilizado há mais de 2000 anos como tônico de Qi (energia) que pode melhorar a vitalidade, a saúde e a longevidade. Ele é indicado para aumentar a força, tonificar o Xue (sangue), promover a vida e o apetite, acalmar o espírito e gerar sabedoria.

Assim como qualquer fitoterápico, procure um médico que possa prescrevê-lo de forma correta e segura, pois o Ginseng possui alguns efeitos adversos relatados: diarréia, elevação da pressão arterial, insônia, ginecomastia, confusão. Durante a gestação, não é recomendado o seu uso.