A OMS descreve o Burnout como “uma síndrome resultante de um stress crônico no trabalho que não foi administrado com êxito”. O Burnout passou a ser reconhecido como doença ocupacional oficialmente em Janeiro de 2022 e já nos deparamos com um quadro bem preocupante no Brasil. Segundo a International Stress Management Association (Isma-BR) 32% dos trabalhadores brasileiros sofrem com esse tipo de stress.
A queixa mais comum dessa doença é o esgotamento, de modo que a pessoa tende a não ter vontade de sair de casa, de trabalhar e fazer suas tarefas do dia a dia. Esse esgotamento afeta diretamente a disposição, motivação, dificulta a concentração, o foco e a
clareza mental. Alguns sintomas frequentes são: Dor de cabeça; Insônia; Falta de concentração; Sentimento de fracasso e insegurança; Alterações repentinas de humor; Pressão alta; Dores musculares; Problemas gastrointestinais; Alteração de batimentos cardíacos e Depressão em casos mais graves.
A Terapia do Som pode ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento do Burnout. Por se tratar de um esgotamento, uma das principais necessidades é relaxar, aliviar a pressão e restaurar a energia vital. Dessa forma, técnicas de relaxamento profundo, como a Terapia do Som, possibilitam a regulação do sistema nervoso, dos batimentos cardíacos e da respiração favorecendo um novo estado mental, emocional, energético e físico.
As frequências das Taças Tibetanas estimulam as ondas cerebrais Theta, essenciais para aliviar as cargas do estresse, acalmar a mente e proporcionar um estado de bem-estar. Uma sessão de Terapia do Som com taças tibetanas chega a equivaler a uma noite de sono bem dormida e melhora significativamente a qualidade do sono, uma das maiores dificuldades nos pacientes com Burnout. A variedade de sons terapêuticos e frequências durante a sessão de Terapia do Som despertam diferentes emoções e sensações trazendo de volta a harmonia interna, a sensação de leveza e conexão consigo mesmo.
É importante ressaltar que toda prática integrativa é complementar a um tratamento médico. Portanto para quem se identifica com esses sintomas é necessário procurar um profissional habilitado para realizar o diagnóstico.
Venha conhecer mais sobre a Terapia do Som, agende sua sessão.