Efeitos benéficos da acupuntura para ansiedade

A ansiedade é uma emoção comum ao ser humano diante de determinadas situações cotidianas. Contudo, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (2008), torna-se patológica quando é sentida exacerbadamente, podendo ocasionar outros sintomas que prejudicam a qualidade de vida, como preocupação excessiva, irritabilidade, insônia, tensão muscular e sudorese. Além disso, a ansiedade pode resultar em outros distúrbios psiquiátricos, como o transtorno de pânico e até mesmo a depressão, que é uma doença altamente incapacitante e a principal causa do suicídio.

Ansiedade

Para combater a ansiedade, produtos farmacológicos e programas de preparação psicológica costumam ser utilizados, mas a a acupuntura apresenta-se como uma estratégia alternativa ou, preferencialmente, complementar de tratamento. Na China, no Japão e na Coreia, o uso da acupuntura para o tratamento de transtornos psicológicos já é bastante comum. No Ocidente, a prática da acupuntura vem aumentando com o passar dos anos, assim como a base científica para esta utilização. No entanto, a seleção de pontos, o número de sessões e a frequência do tratamento ainda estão sendo investigadas em todo o mundo.

No caso da ansiedade, estudos realizados em animais sugerem que as regiões cerebrais responsáveis pela ansiedade são a amígdala e o hipocampo, cujas atividades são moduladas pela área pré-frontal do cérebro. Há evidências científicas que indicam, por meio de imunoistoquímica do tecido cerebral, que a acupuntura tem efeitos bioquímicos significativos na ansiedade, como na expressão do neuropeptídeo Y na amígdala.  Ainda, a acupuntura acelera a síntese e a liberação de serotonina e norepinefrina no sistema nervoso central, o que também explica seu efeito na redução da ansiedade.  Dessa forma, a aplicação das agulhas na região correspondente do couro cabeludo produz efeitos benéficos àqueles com ansiedade.

 

Dra. Rozany Mucha Dufloth e Larissa Antoniette Oliveira