A Doença de Alzheimer é uma desordem degenerativa do cérebro de início insidioso que resulta em déficit cognitivo (perda de memória, orientação, atenção, linguagem). Trata-se da forma mais comum de demência (60-80%) e atinge mais a população idosa e mulheres. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos.
Alzheimer

Em Junho de 2015, foi publicada uma revisão sistemática avaliando o benefício da Acupuntura no tratamento da doença de Alzheimer. Concluiu-se que a acupuntura melhora os Scores do Mini Mental (exame do estado mental) quando comparada com o grupo controle; e também quando associada a donepezila mostrou-se melhor do que o uso isolado da droga, com raros efeitos adversos.

Recentemente, um estudo publicado no periódico científico BMJ Acupuncture in Medicine também demonstrou que o tratamento com acupuntura pode reduzir o declínio da memória durante as fases iniciais de demência.

Porém, vale ressaltar que o tratamento com acupuntura é complementar aos tratamentos vigentes e que mais estudos são necessários para se chegar a uma conclusão sobre o tema!

Alzheimer