™A acupuntura escalpeana é uma das técnicas de acupuntura, que consiste na introdução de agulhas na camada subcutânea de determinadas zonas do escalpo com fins terapêuticos e faz parte do arsenal de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa.

Acupuntura escalpeana método de Wen
Acupuntura escalpeana método de Wen

No Brasil, duas grandes técnicas de acupuntura escapeana se destacam: o método tradicional de Wen e a metodologia do professor Yamamoto (YNSA).

O dr Wen, na década de 70, em Taiwan, observou que os efeitos terapêuticos produzidos a partir das técnicas tradicionais correlacionavam-se com a função das áreas do córtex cerebral localizadas na sua projeção. Estendendo essa informação aos conhecimentos modernos sobre neuroanatomia e neurofisiologia, desenvolveu um método de acupuntura que aprimora as técnicas tradicionais, com base em mapas cerebrais, padronizados em 1991 pela OMS.

No mesmo período, no Japão, o dr Yamamoto desenvolveu uma técnica baseada no princípio dos microssistemas. Segundo esse princípio, determinadas áreas do corpo representam a totalidade do corpo e o tratamento é realizado pelo agulhamento de pontos específicos. A técnica de Yamamoto descreve microssistemas na área do escalpo.

Embora existam diferenças entre as técnicas chinesa e japonesa, as indicações clínicas são bem semelhantes. Existem trabalhos científicos mostrando benefícios no tratamento de sequelas de acidente vascular encefálico (AVC), hemorragia intracerebral (“derrame”), doença de Parkinson, fibromialgia, osteoartrose, cervicalgia e dor do membro fantasma.EmptyName-23_kl